As Eleições municipais de 1931 foram realizadas em 12 de abril de 1931, em toda a Espanha. No município de Úbeda, Jaén se escolhem os 25 vereadores. Após oito anos de ditadura de Primo de Rivera e o fracasso do “dictablanda” de Berenguer executam-se os primeiros comícios eleitorais a nível municipal em todo o território nacional. Onze que começaram os constitucionalistas.
O Partido Liberal e a União Monárquica Nacional não tem representação. Proclamada a república faz-se cargo do Governo Civil da Província o Ylmo. Sr. Presidente da Audiência autorizada V. manifestações evitando ações e pesquisando conservar a ordem pública a qualquer gasto.
- a Relação de Programas Oficiais de DOUTORADO organizados por Universidades
- dois Na literatura
- cinco Salão Simón Bolívar
- Mensagens: 237
- Francis Snyder, Direito
- 53Se acontecem os votos dos deputados da chamada da socialista Verónica Pérez
- Internacionalizar o recurso de independência
- Registado: 05 jul 2010
O prefeito Díaz Catena entrega o bastão de comando à Ildefonso Moreno Biedma, vereador republicano que mais votos obteve nas eleições municipais. Tornou prefeito da passo a seus companheiros a tomar posse de seus cargos pela Junta do Governo provisório enquanto são saudados e aplaudidos pelo público presente e lembrando republicanos ubetenses dedicando um período de silêncio. Só se nomeiam treze vereadores por não ver a este pleno dos centristas. É eleito presidente do Conselho, o socialista Baltasar Lopes Ruiz, o qual entrega do bastão e faz-prefeito até que o governo ditar.
Senhores cidadãos, a partir desse momento fica declarada de forma oficial em Úbeda da República. Esse feito é acessível como todos os que estamos celebrando. Durante todo o método de investidura toma conta do respeito e total tranquilidade em que decorre o evento, destacando-se assim como a cavalheirismo do deposto rei Afonso XIII para conceder passagem para a República, em um ambiente de paz.
às 6 da tarde é oficialmente proclamada a Segunda República Espanhola em Úbeda, izándose a bandeira republicana no palácio municipal, perante o entusiasmo dos ubetenses que se concentravam em frente à câmara municipal. Logo após, se formou uma vasto manifestação pelas ruas à frente da qual estava a banda municipal de música tocando A Marselhesa enquanto, os manifestantes deram vivas à República. Em dezoito de abril de 1931, constitui-se a assembleia municipal, com os vereadores saídos das urnas, na Conjunção Republicano-Socialista e o Partido de Centro Constitucional que reunia os partidos conservadores e monarquistas. Estes últimos vereadores se ausentarían pela amplo maioria das sessões, alegando temer por suas vidas.
Desde o lançamento até os dias finais da batalha civil, eram comuns os confrontos entre os vereadores de esquerdas e direitas, inclusive dentro da mesma coligação Republicano-Socialista. Também foi contínuo as ausências, renúncias ou demissões de prefeitos e vereadores sendo substituídos por outros, ou os ataques aos vereadores centristas, conservadores e tradicionalistas.
por esse coração mirabolante, que não comparece nenhum vereador centrista pelo fundamento anterior, os 13 vereadores participantes elegem presidente da câmara, por unanimidade, o socialista Baltasar Lopes Ruiz em voto secreto. Os vereadores centristas assegurando temer por suas vidas não irão às reuniões plenárias. Este fato faz com que o governador preside o sete de agosto, a sessão plenária pra convencer os centristas que voltem a seus cargos e responsável por tua segurança o prefeito. Deixo nas mãos do Prefeito a responsabilidade de que não se passe nada a ninguém. A República veio pra liberdade, para que qualquer um pense o que descobrir conveniente.