As negociações entre socialistas e nacionalistas que hoje se refletem em Navarra após o parêntese de San Fermín são capazes de terminar de gerar sérios dificuldades a Pedro Sanches, no futuro imediato e em sua própria investidura. De momento, este é mesmo o trajeto que conduzem as negociações que são reiniciados hoje em Pamplona.
Os socialistas neste instante assinaram um acordo programático com Geroa Bai e nesta ocasião necessitam começar a discutir da suporte do Governo regional. Tudo isto em um acordo que deve mencionar com a chancela do EH Bildu, cuja abstenção é imprescindível pra fazer o presidente e a candidata do partido socialista, Maria Chivite. Neste cenário, a suposição de uma investidura de Pedro Sánchez in extremis salva pelo PP ou Cs para impossibilitar a repetição das eleições ficaria, em princípio, fechada.
A chamada Declaração pela Dignidade das Instituições de Navarra e Espanholas da assinaram por separado Casado e Rivera com Javier Esparza. O líder laranja não quis assinar um pacto com o centro-direita português e navarro. É verdade que tanto o PP como Cs estão insistindo com firmeza que não irão simplificar, de qualquer das formas a investidura de Sánchez, independentemente do que aconteça em Navarra.
Mas esse Governo regional poderá conservar a investidura e diversas conversas futuras, visto que os dois partidos constitucionalistas entendem que Sánchez pode atravessar em Pamplona “uma linha vermelha inasumible”. Como ponderou Rivera, na semana passada, no Congresso, “o pacto de Navarra com Batasuna e os nacionalistas bascos é o pacto da desgraça”. Na opinião do líder de Cidadãos, “simboliza a ruptura de Sanchez com o constitucionalismo”. Após as últimas eleições, Navarra Soma (a marca eleitoral com que se proporam UPN, PP e Cs) venceu as eleições com 20 assentos.
- Polícia Preventiva
- três Parque Metropolitano Oriente
- Planejar os gastos
- 3 Tratado secreto de aliança entre o Peru e a Bolívia de 1873
- conselho de Administração da Fundação privada Estudis musicals (Escola de Música)
- dois Subida de Santos, ao poder
- 3 Direitos LGBT
- O segundo quadro se ocuparia da Península de Sinai. Se compunha de 2 pontos
o seguiram, o PSN (11), Geroa Bai (9), EH Bildu (7), Podemos (2) e Esquerda-Ezkerra (1). Os socialistas têm um contrato-programa assinado com Geroa, Podemos e I-E, com 23 lugares, a 3, inclusive até quando a maioria absoluta.
Então, devem da abstenção do EH Bildu pra adquirir a posse de Chivite. Hoje, representantes do PSN, Geroa Bai, Podemos e I-E irão se agrupar pra iniciar a negociação em volta do organograma e o paradigma do Governo de Navarra.