A história do salitre trata do estágio econômico que aconteceu pela Bolívia, Chile e Peru, com a descoberta de jazidas de salitre (ou nitrato) no deserto de Atacama, nas atuais regiões chilenas de Tarapacá e Antofagasta. Em 1971, neste instante decadente indústria do salitre foi nacionalizada, assumindo a sua investigação da Sociedade Química e Mineração do Chile (SOQUIMICH), que logo em seguida foi privatizada, sendo na atualidade a principal e quase única corporação dedicada a esta atividade. Para o Peru, o salitre assim como significou receitas na cobrança de impostos, realizando investimentos pra construção de ferrovias em Tarapacá pra transportar o minério da costa. Os escritórios salitreras peruanas eram na sua quase plenitude, de posse de capitalistas ingleses e as de Antofagasta de empresários chilenos.
Aumentaram a freqüência de viagens de lazer, a Europa e a construção de interessantes “palácios”. Devido às grandes riquezas de só novas famílias, produziu-se uma memorável diferença entre esse grupo e a classe operária. No Chile nasceu e cresceu com força, a chamada “questão social”, que colocou em debate as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores. Além disso, depois da sangrenta Disputa Civil de 1891, foi determinado o regime parlamentar, que teve os interesses salitreros entre tuas primeiras prioridades.
Durante a Primeira Luta Mundial, Fritz Haber construiu o salitre sintético que foi industrializado pelo procedimento Haber-Bosch, marcando o final da era comercial do salitre natural. O sal é um mineral que podes ser localizado como crostas finas pela superfície das rochas do Deserto de Atacama, próximas aos morros da costa. Os salitrales chamavam-se “cantão salitrero”, onde o mineral se encontrava em locais específicos.
eles aflorava enorme quantidade de nitrato de sódio, que recebia o nome de “caliche”. A importancia deste mineral se observa em suas aplicações, em um princípio como fertilizante e, depois, como ingrediente pra produção de pólvora. Este último uso, provocou seu desenvolvimento, uma vez que, ao aumentar as guerras de independência, a tua investigação aumentou com fins militares. Em Tarapacá, existiam diversos depósitos de nitrato de sódio.
Esta união não permitia a exploração para uma elaboração em massa de pólvora. Logo após, o vice-reino do Peru contratou Tadeu Haenke, um cientista alemão quem encontrou a fórmula pra transformar o nitrato de sódio com potássio, que sim era adequado para a investigação industrial.
Como consequência, começou a fornecer grandes quantidades de pólvora. Zapiga, Pampa Negra e Negreiros, surgiram os primeiros centros de extração do minério. Os cantões que primeiro se criaram foram aqueles mais próximos da costa, que contavam com incalculáveis escritórios de cada um.
Depois da fabricação da estrada de ferro iniciou-se o crescimento dos escritórios pro interior. Não obstante, esta área é predominantemente desértica, pelo que as condições geográficas obrigaram os trabalhadores a trabalhar sob um sol escaldante e implacável, e à noite, pra suportar temperaturas próximas a 0 °C. Em 1866, o explorador chileno José Santos Cláudia descobriu inúmeros depósitos de minério no Salar do Carmo, próximo à atual cidade de Antofagasta. Esses depósitos encontravam-se em território boliviano, porém depois de longas negociações, Cláudia conseguiu operar na localidade, com uma carta que o autorizava a tirar o sal durante quinze anos.
- 1 Diferenças com a legislação dos EUA (o UCC)
- Paradigma paradigma de plano de negócio
- CGT – Instituto Centro Gráfico de Tecnologia
- dois Quais são as causas da resistência à modificação
Mais tarde, foram descobertas em Taltal e Águas Brancas (território chileno). O principal impulso da indústria salitrera veio da procura estrangeira. Além disso, a qualidade e a abundância de jazidas estimularam o desenvolvimento e a análise. O desenvolvimento de sítios atraiu empresários interessados em mineral da Província de Tarapacá, que com tuas tarefas produtivas bem como estimularam o comércio, montando as baías de São josé dos pinhais e Pisagua.
mas, o modelo econômico colapsa com a Vasto Depressão de 1929 e a razão do desenvolvimento da produção sintética de amônia pelos alemães Fritz Haber e Carl Bosch, que permite a elaboração industrial possibilidade de fertilizantes. Desde 1875 viveu uma instabilidade econômica.
Pra Bolívia o contrato de 1873 assinado com a Companhia de Maresia e estrada de Ferro de Antofagasta ainda não estava em vigência, em razão de de acordo com a constituição boliviana, os contratos a respeito de os recursos naturais deveriam ser aprovadas pelo congresso. Ao obter as regiões de Tarapacá e Antofagasta, Chile necessita resolver o destino de escritórios salitreras. Aqueles que haviam adquirido os certificados do governo peruano a valor muito baixo, em sua maioria ingleses, foram os que tomaram conta das principais escritórios salitreras. O inglês o mais ilustre foi John Thomas North, juntamente com o teu parceiro Robert Harvey, com o qual ganhou os escritórios mais significativas de Tarapacá.