Iztapalapa (náuatle ? (?·i)) é uma das dezesseis demarcações territoriais da Cidade do México. Possui uma área um tanto maior à 116 km2 e encontra-se no leste da capital mexicana, ocupando a porção sul do copo do lago de Texcoco.
Em comparação com o resto da Cidade do México, Vocalista retrata indicadores sócio-económicos menos favoráveis. Se bem que abriga a quinta cota dos políticos, tua participação pela economia é muito pequeno. O setor de serviços constitui o componente mais significativo de seu PIB, e um número relevante de seus habitantes devem ser movidos para fora da demarcação pra adquirir o emprego.
- DO RE MI FA SOL LA SE JO
- Toma ônibus locais
- Agosto de 1880: Primeira visita a Guangxin, Jiangxi
- Melhor Destino Gastronômico do universo: Peru
A infra-suporte e os serviços urbanos se descobrem menos criados ou são fracas, especificamente no caso da distribuição de água potável, um dos desafios mais respeitáveis pros governos locais. Em termos gerais, a delegação tem um desenvolvimento humano alto, mas existem muitos contrastes em seu interior. A marginalização dos bairros na zona oeste é muito pequeno em comparação com as colônias famosos da serra de Santa Catarina. Como algumas regiões periféricas da capital mexicana, Vocalista recebeu as ondas de imigração provenientes do resto do nação, incluindo o centro de Cidade do México.
O nome da delegação tem que-se à sua cabeceira. Iztapalapa é um topónimo de origem nahuatl. Deriva das frases iztapal-li ‘paralelepípedos, pedra lavrada’, ā-tl ‘água’, e -pa(n) ‘sobre isto’. Portanto, se traduz como ‘Pedras sobre a água’.
Montemayor e colaboradores sobressaem que o topónimo se pode traduzir como ‘Lugar onde as águas se atravessam’, a partir dos vocábulos ixtlápal ‘atravessado’, ā-tl ‘água’ e -pão ‘locativo’. Isto se deve a que esta demarcação, juntamente com outros espaços adjacentes, teve seus assentamentos, em quota, firme e água a partir de chinampas.
O emblema da delegação de Iztapalapa é o glifo que aparece em alguns manuscritos dos primeiros anos depois da vitória do México, elaborados por indígenas da mesoamérica. Este glifo e tuas variações representam uma pedra rodeada por água. Em outras versões da laje torna-se o glifo nahua tépetl, cuja ponta está curvada para baixo e do qual jorra água.
Iztapalapa, encontra-se a leste da Cidade do México. Com uma superfície de 117.5 km2, ocupa o quarto local entre as regiões capitalinas por tua extensão. A maioria da superfície de Iztapalapa é plano e corresponde às planícies lacustres dos lagos de Texcoco, que ocupa a metade norte da delegação; e de Xochimilco, que corresponde à fração sul. A altitude média é de 2240 metros sobre o nível do mar (m). O centro do território corresponde ao que foi a península de Iztapalapa, uma entrada de terra constituída pelas principais vultos geográficas do território e a planície aluvial.
O cerro da Estrela, é um dos marcos mais representativos de Iztapalapa, por razões históricas e culturais. Está achado no centro-oeste do termo delegacional, ao sul dos Oito Bairros de Iztapalapa. O cerro da Estrela —chamado Huizachtécatl pela data pré-hispânica— é um vulcão do tipo havaiano, agora extinto, que atinge uma altura de 2460 metros de altitude.
É constituído principalmente por andesito e possui algumas cavernas. Ao oriente do cerro da Estrela é a serra de Santa Catarina. Essa string é um conjunto de vulcões extintos, mais jovens que o Huizachtécatl, cuja altitude cresce pro oriente. No noroeste do território descobre-se o cerro Rochedo do Marquês ou Rochedo, o Velho, que era uma ilha dentro do lago de Texcoco.