A cerimónia de tomada de posse de certos cargos políticos significativas é conhecida como investidura. Portanto, trata-se de um ato formal pelo qual alguém, por exemplo, o presidente de uma nação, é nomeada pra exercer o cargo.
Há que se lembrar que o verbo investir significa, precisamente, ceder ou proporcionar a alguém uma representação de extenso relevância social. Após as eleições para escolher os representantes do povo, o Rei se reúne com os líderes políticos que foram eleitos pelas urnas, e propõe um candidato para preencher o cargo de presidente do governo.
O candidato apresentado é dirigida ao conjunto dos deputados do Congresso e expõe o seu programa político e, logo após, solicita o apoio da câmara. Após este pedido, os deputados votam e, deste jeito, expressam o seu apoio ou a sua rejeição a investidura do candidato a presidente.
Se o candidato a ocupar a presidência do governo é apoiado de modo majoritária pelos deputados, o candidato é eleito como presidente da nação. No caso de não se atingir uma maioria absoluta, 48 horas depois de, é feita uma nova votação, e, se não houver apoios suficientes, seria essencial convocar outras eleições. A origem remota desta tradição está no Direito Romano, mais concretamente o feito jurídico pelo qual se realizava a transferência de uma domínio ao seu legítimo proprietário. Na Idade Média, é a maneira jurídica foi usada na tomada de posse de um feudo por porção de seu dono (senhor feudal).
- 29 de julho: a Microsoft lança no mercado o teu mais recente sistema operacional Windows 10
- B) Controle sanitário de indústrias, de atividades e serviços, transportes, ruído e vibrações
- Festival Internacional de magia em janeiro
- PSOE e Cidadãos rejeitam a oferta do PP
- Mandar escrever, circular, e fazer guardar as leis
- Poliaquenio da rosa
- Ranking Nacional 3º Lugar: 2011, 2010
De maneira análoga, no momento em que os reis eram consagrados como a autoridade máxima de um reino se realizava uma solenidade de investidura. O feito de investidura interpretado como cerimônia protocolaria também se realizava quando um ser era nomeado cavaleiro ou quando um vassalo jurei fidelidade ao senhor feudal.
A Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias (igreja mórmon) bem como incorpora o conceito de investidura. Assim, pros membros dessa corrente religiosa da cerimônia de investidura consiste em um ritual em que um líder da igreja recebe um dom divino concedido na intervenção do Espírito Santo.